Atlético-MG 4s2u4w
Atlético x Fluminense: hoje tem jogo do Galo! 1h3j4r
Atlético x Fluminense – 11 de maio (domingo) – 17h30
- Torneio: oitava rodada do Brasileirão
Local: Arena MRV
Transmissão: Globo e Premiere
Guia da Partida – Galo x Fluminense
- 🎟️Ingressos: Venda Online
- 🚦Abertura dos portões: 14h30
Fique de olho!
Escala de arbitragem:
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
- Assistente 1: Bruno Boschilia (PR)
- Assistente 2: Alex dos Santos (SC)
- Quarto Árbitro: Marcello Ruda. N. R. da Costa (DF)
- VAR: Wagner Reway (SC)
- AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
- AVAR2: Adriano Barros Carneiro (MA)
- Observador do VAR: Rodrigo Pereira Joia (RJ)
O jogo será apitado por Ramon Abatti Abel, de 35 anos, de Santa Catarina. Ele tem 19 jogos do Atlético no currículo. O último foi a vitória do Galo por 1 a 0 contra o Botafogo, no Brasileirão. Ele é o árbitro que mais atuou na Arena MRV, em cinco jogos.
📊 Dados e fatos – Atlético x Fluminense
A Arena MRV será reaberta neste domingo! A Casa do Galo concluiu a instalação da nova grama sintética. A última apresentação do Atlético no estádio foi em 8 de dezembro de 2024, vitória de 1 a 0 diante do Athletico-PR pela última rodada do Brasileirão. A artilharia do estádio está dividida entre Hulk e Paulinho, com 17 gols marcados para cada um.
O Atlético está invicto na temporada na condição de mandante, com 7 vitórias e 4 empates – 23 gols marcados e 5 gols sofridos. Foram cinco partidas seguidas como visitante (Caracas, Mirassol, Maringá, Juventude e Iquique). Agora, haverá uma sequência em Belo Horizonte – Fluminense, Caracas, Cruzeiro (visitante, no Mineirão), Maringá, Corinthians e Cienciano.
O Atlético é um dos maiores vencedores do futebol brasileiro e sul-americano na atualidade. Nos últimos 15 anos, conquistou 16 títulos oficiais, sendo dois internacionais, quatro nacionais e 10 regionais.
Na história do Campeonato Brasileiro, o Atlético é o terceiro clube que mais vezes terminou a competição entre os quatro melhores (21). Apenas Grêmio (22) e Palmeiras (26) estão acima do Galo nesse quesito.
Cuca é o técnico recordista de vitórias no atual formato da Série A. Ele tem 217 triunfos em 499 jogos. Pelo Atlético, é o treinador com mais jogos no torneio (163), tendo sido campeão em 2021.
Com 57 gols, o atacante Hulk é o maior artilheiro do Atlético na era dos pontos corridos e está em terceiro lugar geral do Clube na Série A (1937-2024), só atrás de Marques (64) e Reinaldo (89). Hulk tem 124 jogos pelo Brasileirão com a camisa do Galo, prestes a ar o ex-volante Serginho para se tornar o oitavo atleta que mais defendeu o Clube na era dos pontos corridos.
Na próxima vez que for acionado, o zagueiro Igor Rabello irá completar 200 jogos no Atlético. Já o meio-campista Bernard está a uma partida da marca de 150 apresentações pelo Galo. O zagueiro Junior Alonso irá igualar Benito Fantoni (ítalo-brasileiro) na quarta colocação da lista de estrangeiros que mais jogaram pelo Atlético. O paraguaio tem 184 jogos.
No atual elenco do Atlético, há os seguintes campeões do Brasileirão de 2021: Everson, Igor Rabello, Junior Alonso, Guilherme Arana, Alan Franco e Hulk. Além disso, o zagueiro Rômulo e o meio-campista Rubens chegaram a ser relacionados para a última partida daquela campanha.
A camisa do Galo terá patch especial para o Dia das Mães, comemorado neste 11 de maio.
São 11 jogadores contratados pelo Atlético na temporada. O último reforço confirmado é o atacante Dudu. Ele poderá atuar a partir da abertura da próxima janela de transferências, em junho.
Atlético na temporada 2025
- Geral: 28 jogos – 12 vitórias, 12 empates e 4 derrotas – 39 gols marcados e 18 gols sofridos
- Mandante: 11 jogos – 7 vitórias e 4 empates – 23 gols marcados e 5 gols sofridos
- Visitante: 16 jogos – 5 vitórias, 7 empates e 4 derrotas – 16 gols marcados e 13 gols sofridos
- Neutro: 1 jogo – 1 empate – 0 gol marcado e 0 gol sofrido
🗺️🇧🇷🔺Por competições:
- FC Series: 2 jogos – 2 empates – 0 gol marcado e 0 gol sofrido
- Campeonato Mineiro: 12 jogos – 7 vitórias, 4 empates e 1 derrota – 17 gols marcados e 3 gols sofridos
- Copa do Brasil: 3 jogos – 2 vitórias e 1 empate – 8 gols marcados e 3 gol sofridos
- Copa Sul-Americana: 4 jogos – 1 vitória, 2 empates e 1 derrota – 7 gols marcados e 4 gols sofrido
- Campeonato Brasileiro: 7 jogos – 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas – 7 gols marcado e 8 gols sofridos
🐔🇧🇷Atlético no Campeonato Brasileiro
Atualmente, o Atlético tem nove pontos somados nas sete rodadas do Brasileirão 2025, ocupando a 12ª colocação. Perdeu para o Grêmio por 2 a 1 em Porto Alegre, empatou sem gols com o São Paulo e em 2 a 2 diante do Vitória, ambos no Mineirão, perdeu de 2 a 0 para o Santos na Vila Belmiro, venceu o Botafogo por 1 a 0, empatou em 2 a 2 com o Mirassol no interior de São Paulo, e vem de vitória de 1 a 0, fora de casa, contra o Juventude.
Primeiro campeão da história do torneio, em 1937, o Atlético vai em busca do tetra! O Clube foi também foi vencedor das edições de 1971 e 2021. Na história do Campeonato Brasileiro, o Galo é o terceiro time que mais vezes terminou entre os quatro primeiros colocados, 21 vezes.
Só fica atrás de Grêmio (22) e Palmeiras (26). Tal levantamento considera 1987 como o Sport Recife campeão, com isso, o Atlético, mesmo tendo chegado à semifinal do Módulo Verde, ficou fora do G-4 daquela Copa União, na decisão do STF.
No Campeonato Nacional entre 1971 e 2002 (antes dos pontos corridos), o Galo liderou o ranking geral de pontos, com 1.016, superando Internacional (998), Vasco e São Paulo (994), Corinthians e Palmeiras (972), Grêmio (962) e Flamengo (948), segundo o levantamento da Revista Placar.
Desde 2020, quando a gestão do Atlético ganhou as presenças dos atuais acionistas da SAF, as campanhas na Série A foram: campeão em 2021, terceiro lugar em 2020 e 2023, sétimo lugar em 2022 e 12º lugar em 2024.
Vezes que o Atlético chegou no G-4: 21
- Campeão: 3x (1937, 1971 e 2021)
- Vice: 5x (1977, 1980, 1999, 2012 e 2015)
- 3º lugar: 8x (1970, 1976, 1983, 1986, 1991, 1996, 2020 e 2023)
- 4º lugar: 5x (1985, 1994, 1997, 2001 e 2016)
Controle de cartões no Brasileirão
- Cartões amarelos: Guilherme Arana (1), Bernard (1), Caio (1), Hulk (3) e Cuello (2), Rony (1), Ivan Román (1), Everson (1) e Alonso (1)
- Cartões vermelhos: Lyanco (1)
🏠 De volta pra casa!
Foram cinco meses de espera, mas a Arena MRV voltará a receber os jogos do Atlético! A Casa do Galo está pronta, mais moderna, segura, confortável, tecnológica e ível para a Massa ser protagonista na busca por mais momentos imortais na história alvinegra.
Nesse período, o gramado foi trocado e instalado o mais moderno campo sintético disponível no mercado brasileiro, com selo de aprovação da Fifa. Além disso, o sistema de acústica da Arena MRV ganhou melhorias, com a instalação de placas de ACM (material composto de alumínio) na cobertura acima do setor Inter Sul.
Por falar nesse setor, ele agora está sem cadeiras e com uma linda pintura escolhida pela Massa através do Super App – AQUI É GALO. O setor Brahma Sul volta a ser com cadeiras.
Houve mudanças no o do torcedor ao estádio, principalmente com as novas catracas torniquetes, que protegem o estádio contra invasões. Por fim, há novas atrações na Esplanada. Para apresentar todas essas mudanças, a GaloTV H2bet realizou a série especial Arena MRV de Cara Nova, cujo último capítulo foi justamente sobre o gramado novo (veja no vídeo abaixo). Assista aos episódios clicando aqui.
👀De olho no adversário
O Fluminense está em quinto lugar no Brasileirão, com 13 pontos conquistados em sete partidas. Fora de casa, a equipe comandada por Renato Gaúcho perdeu para o Fortaleza, venceu o Corinthians e foi superada pelo Botafogo.
Na temporada, o Tricolor do Rio de Janeiro vem de derrota diante do Gualberto Villarroel, por 1 a 0, na Copa Sul-Americana. O atacante Cano e o volante Otávio (ex-Atlético) são desfalques por ordem médica.
👩🏻🍼Patch do Galo – Feliz Dia das Mães!
♻️Chegadas e partidas
O Atlético se reforçou para a temporada, realizando 11 contratações até agora. A janela de transferências de exceção se encerrou em 11 de abril. A última aquisição do Galo foi o atacante Dudu, que estava livre no mercado.
Haverá uma nova janela de exceção para o Super Mundial de Clubes, na qual o Atlético poderá atuar, entre 2 e 10 de junho, quando Dudu poderá ser inscrito pelo Atlético no BID da CBF. A segunda janela de transferência do futebol brasileiro será entre 10 de julho e 2 de setembro.
Quem chegou (11): Gabriel Menino, Patrick, Natanael, Júnior Santos, Tomás Cuello, Rony, Caio, Ivan Román, João Marcelo, Vitor Hugo e Dudu
Quem subiu (2): Robert Alves e Caio Maia
Quem saiu (16): Eduardo Vargas, Alan Kardec, Mariano, Paulinho, Matheus Mendes, Maurício Lemos, Matías Zaracho, Rodrigo Battaglia, Robert, Paulo Vitor, Bruno Fuchs, Otávio, Alisson, Vitinho, Luiz Filipe e Deyverson.
✅Turma do “100%”: restam dois
O elenco principal do Atlético realizou 25 partidas na temporada, sendo duas na FC Series dos Estados Unidos, três confrontos da Copa do Brasil, nove partidas do Campeonato Mineiro, sete no Brasileiro e quatro na Sul-Americana. O técnico Cuca utilizou apenas dois jogadores em todas partidas possíveis – o goleiro Everson e o lateral direito Natanael. Com 24 jogos cada, Gustavo Scarpa, Alonso e Rubens sãos os outros atletas de maior assiduidade.
Trabalho da semana
O Atlético vem de derrota para o Deportes Iquique, por 3 a 2, no Chile, pela Copa Sul-Americana. O retorno ao Brasil aconteceu na sexta-feira. No sábado, o técnico Cuca foi o treino preparatório para enfrentar o Fluminense. A atividade aconteceu na Arena MRV como forma de os atletas se adaptarem à nova grama sintética do estádio.
O atacante Hulk, desfalque contra o Juventude (suspensão) e no Chile (fortalecimento muscular), treinou normalmente com a equipe. Lyanco e Alan Franco, que se recuperam de lesões, fizeram trabalhos individuais na Arena MRV e participaram da atividade com o grupo em outro momento.
O Galo não tem desfalques por cartões amarelos, apenas o argentino Tomás Cuello está pendurado com duas advertências recebidas.
DM do Galo: Lyanco (coxa esquerda), Guilherme Arana (coxa direita), Gabriel Menino (joelho esquerdo), Alan Franco (joelho direito), Cadu (joelho direito) e Caio Maia (joelho direito)
Cuca no Galo
Alexi Stival é o técnico mais vencedor da história do Atlético, tendo conquistado quatro vezes o Campeonato Mineiro, além de campeão da Copa Libertadores 2013, Campeonato Brasileiro 2021 e Copa do Brasil 2021.
Cuca soma 270 jogos pelo Atlético, com 147 vitórias, 64 empates e 59 derrotas. É o quarto na lista de mais partidas no comando da equipe profissional.
Ele é o treinador que mais vezes venceu no Brasileirão do atual formato (20 clubes, desde 2006), com 217 triunfos em 499 partidas. Considerando todas as edições da competição, são 600 jogos, 262 vitórias, 165 empates e 173 derrotas.
Campeão pelo Atlético em 2021, Cuca também é o treinador que mais vezes dirigiu o Clube no Brasileiro, com 163 partidas, superando o lendário Telê Santana (154), que foi o técnico do título de 1971.
Números do técnico pelo Galo:
- 270 jogos
- 147 vitórias
- 64 empates
- 58 derrotas
- 448 gols marcados
- 254 gols sofridos
- 62,3% de aproveitamento
Títulos:
- Campeonatos Mineiros de 2012, 2013, 2021 e 2025
- Copa Libertadores de 2013
- Campeonato Brasileiro de 2021
- Copa do Brasil de 2021
Desempenho do Cuca pelo Galo por temporada:
- 2011: 25 jogos – 9V, 3E e 13D (40%)
- 2012: 57 jogos – 34V, 16E e 7D (69%)
- 2013: 71 jogos 37V, 15E e 19D (59%)
- 2021: 71 jogos – 48V, 14E e 9D (74,17%)
- 2022: 21 jogos – 7V, 7E e 7D (44%)
- 2025: 25 jogos – 12V, 9E e 4D (60%)
Técnicos com mais jogos pelo Galo:
- Telê Santana: 424 jogos
- Procópio Cardozo: 328 jogos
- Levir Culpi: 320 jogos
- Cuca: 270 jogos
Cuca no Brasileiro (geral):
- 600 jogos
- 262 vitórias
- 165 empates
- 173 derrotas
- 2 títulos (2016 e 2021)
Cuca pelo Galo no Brasileiro:
- 2011: 23 jogos – 9V, 3E e 11D
- 2012: 38 jogos – 20V, 12E e 6D
- 2013: 38 jogos – 15V, 12E e 11D
- 2021: 38 jogos – 26V, 6E e 6D
- 2022: 19 jogos – 7V, 5E e 7D
- 2025: 7 jogos – 2V, 3E e 2D
- Total: 163 jogos – 79V, 41E e 43D
Histórico de Atlético x Fluminense
Galo x Fluminense é um duelo que acontece no futebol brasileiro desde 1930, quando houve amistoso de 1 a 1 no antigo Estádio Antônio Carlos, a primeira casa do Atlético. São 107 jogos no total, com 43 vitórias do Galo, 31 empates e 33 derrotas.
Nos últimos 10 encontros, o Atlético venceu cinco, perdeu três e empatou duas vezes. A partida mais recente entre as equipes foi o triunfo do Galo por 2 a 0 nas quartas de final da Copa Libertadores de 2024, na Arena MRV, com dois gols de Deyverson para classificar a equipe às semifinais da competição, contra o River Plate. O Atlético seria vice-campeão daquele torneio.
O duelo tem o seguinte retrospecto pelo Brasileiro: 70 jogos, com 30 vitórias do Galo, 22 empates e 18 derrotas. O maior artilheiro é Hulk, com sete gols, sendo que o Fluminense é a segunda maior vítima dos gols do camisa 7 no Galo, só atrás do Cruzeiro (9).
Nesses 94 anos de história, um duelo emblemático é a vitória de 2 a 1 no Brasileirão de 2021, com dois gols de Hulk. Triunfo que fez o Galo colocar uma mão na taça de campeão nacional. Em 2012, o Fluminense foi campeão nacional, com o Atlético de Cuca sendo o vice, mas ficou também marcado o triunfo de 3 a 2 no Independência, com um golaço de Léo Silva em lindo lançamento de Ronaldinho Gaúcho.
O técnico Telê Santana veio para o Atlético em 1970 após começar a carreira justamente no Fluminense, clube no qual também foi jogador. Quando venceu o Campeonato Brasileiro pela primeira vez, em 1937, o Atlético enfrentou o Tricolor das Laranjeiras na campanha. O time carioca contava com o volante Brant, que era do Galo.
Artilheiros do Galo em 2025:
- Hulk: 11 gols em 20 jogos
- Rony: 7 gols em 18 jogos
- Cuello: 3 gols em 22 jogos
- Lyanco: 2 gols em 20 jogos
- Bernard: 2 gols em 23 jogos
- Gustavo Scarpa: 2 gols em 24 jogos
Garçons do Galo em 2024:
- Tomás Cuello: 5 assistências em 21 jogos
- Gustavo Scarpa: 5 assistências em 23 jogos
- Natanel: 3 assistências em 24 jogos
- Rubens: 3 assistências em 23 jogos
👏Mais participações diretas em gol:
- Hulk: 12 (11 gols + 1 assistência)
- Cuello: 8 (3 gols + 5 assistências)
- Rony: 7 (7 gols)
- Gustavo Scarpa: 7 (2 gols + 5 assistências)
Mais jogos no ano:
- Everson: 25 jogos
- Natanael: 25 jogos
- Gustavo Scarpa: 24 jogos
- Junior Alonso: 24 jogos
- Rubens: 24 jogos
- Bernard: 23 jogos
- Tomás Cuello: 22 jogos
- Gabriel Menino: 21 jogos
- Hulk: 20 jogos
- Lyanco: 20 jogos
Artilheiros do Galo no Século XXI:
- Hulk: 125 gols em 246 jogos – 0,5
- Diego Tardelli: 112 gols em 230 jogos – 0,4
- Guilherme: 75 gols em 122 jogos – 0,6
- Marques: 59 gols em 189 jogos – 0,3
- Luan: 49 gols em 305 jogos – 0,16
- Paulinho: 50 gols em 120 jogos – 0,42
- Éder Luís: 43 gols em 161 jogos – 0,26
- Lucas Pratto: 42 gols em 107 jogos – 0,39
- Fred: 41 gols em 83 jogos – 0,49
- Cazares: 41 gols em 205 jogos – 0,2
Os artilheiros do Galo na história do Brasileiro:
- Reinaldo: 89 gols
- Marques: 64 gols
- Hulk: 57 gols em 124 jogos (0,45)
- Guilherme: 55 gols
Os artilheiros do Galo nos pontos corridos
- Hulk: 57 gols em 124 jogos (0,45)
- Diego Tardelli: 46 gols em 113 jogos (0,41)
- Paulinho: 26 gols em 61 jogos (0,42)
- Leonardo Silva: 26 gols em 238 jogos (0,11)
Jogadores que mais atuaram pelo Galo nos pontos corridos
- Victor: 246 jogos
- Léo Silva: 238 jogos
- Réver: 206 jogos
- Luan Madson: 171 jogos
- Everson: 170 jogos
- Marcos Rocha: 151 jogos
- Guilherme Arana: 131 jogos
- Serginho: 124 jogos
- Hulk: 124 jogos
- Fábio Santos: 121 jogos
Mais de 100 jogos pelo Galo (atual elenco):
- Everson: 302 jogos
- Hulk: 246 jogos
- Guilherme Arana: 240 jogos
- Igor Rabello: 199 jogos
- Junior Alonso: 184 jogos
- Bernard: 149 jogos
- Rubens: 143 jogos
- Alan Franco: 134 jogos
- Igor Gomes: 116 jogos
- Renzo Saravia: 110 jogos
Estrangeiros com mais jogos pelo Galo:
- Cazares (Equador) – 205 jogos
- Cincunegui (Uruguai) – 194 jogos
- Matías Zaracho (Argentina) – 191 jogos
- Benito Fantoni (Itália) – 185 jogos
- Junior Alonso (Paraguai) – 184 jogos
- Eduardo Vargas (Chile) – 167 jogos
- Rómulo Otero (Venezuela) – 135 jogos
- Jesús Dátolo (Argentina) – 127 jogos
- Nacho Fernández (Argentina) – 109 jogos
- Lucas Pratto (Argentina) – 107 jogos
🏟️Estatísticas do Atlético na Arena MRV
Inauguração
- 27 de agosto de 2023 – Galo 2×0 Santos pelo Brasileiro (gols de Paulinho)
Desempenho total do Galo:
- 42 jogos
- 26 vitórias
- 9 empates
- 7 derrotas
- 74 gols marcados
- 36 gols sofridos
- 69% de aproveitamento
Artilharia da Arena MRV (geral)
- Hulk: 17 gols em 34 jogos
- Paulinho: 17 gols em 35 jogos
- Deyverson: 6 gols em 9 jogos
- Guilherme Arana: 6 gols em 32 jogos
Público na Arena MRV:
- Total: 1.426.036 torcedores
- Média: 34.781 torcedores*
- Recorde: 44.876 torcedores – Galo 0×1 Flamengo – Final da Copa do Brasil (10/11)
Média de público por competição:
- Campeonato Mineiro: 34.034 (6 jogos)
- Campeonato Brasileiro: 32.998 (24 jogos*)
- Copa do Brasil: 40.555 (5 jogos)
- Copa Libertadores: 37.850 (6 jogos)
Receitas na Arena MRV
- Receita bruta total (Bilheteria + ABE): R$ 108 milhões
- Receita bruta de bilheteria: R$ 96,7 milhões
- Receita líquida de bilheteria: R$ 64,7 milhões
- Receita líquida de ABE: R$ 11,3 milhões
- Receita líquida total: R$ 76 milhões
*Não considera o jogo diante do Athletico-PR pelo Brasileiro de 2024, disputado com portões fechados
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico
